20 de Dezembro de 2018: PARABÉNS TABAPORÃ PELOS SEUS 27 ANOS DE HISTÓRIA!

História de Tabaporã

Tabaporã é uma palavra de origem indígena que define uma
cidade e município do estado do Mato Grosso.

Exemplo do uso da palavra Tabaporã: Tabaporã em tupi-guarani significa literalmente ¨ vila (ou ci-dade) bonita¨. (taba-porã)

Origem Histórica – O colonizador do município de Tabaporã foi o sr. José Pedro Dias, que passou para a história de Mato Grosso como Zé Paraná.

Segundo o próprio Zé Paraná, concessionário da empresa Colonizadora Apolinário Empreendimentos Imobiliários, em depoimento histórico, o nome da Gleba Tabaporã surgiu na cidade de São Paulo, sede da empresa, através de Hermano Moisés, genro de Isaías Apolinário, principal dirigente do grupo comercial.  Nesta ocasião, meados de 1984, foi feito contato telefônico comZé Paraná (José Pedro Dias) , para que ele avaliasse o nome proposto. A idéia foi bem aceita e discutida em visitas que Isaías Apolinário e seu genro Hermano Moisés fizeram a Zé Paraná na própria Gleba Tabaporã.

A prefeitura da cidade aponta em documento que o nome “Tabaporã” foi sugerido a Hermano Moisés pelo poeta Carlos Drumond de Andrade, de quem era amigo.

A Gleba Tabaporã foi elevada à categoria de distrito pela Lei nº 5.093, de 16 de dezembro de 1986.
O município de Tabaporã foi criado em 20 de dezembro de 1991, pela Lei Estadual nº 5.913, com território desmembrado de Porto dos Gaúchos.

 

da redação de O Melhor da Notícia


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*