Prefeito de Tabaporã Sirineu Moleta (MDB) é pré-candidato a reeleição

 

O atual prefeito de Tabaporã, Sirineu Moleta do MDB, é pré-candidato a reeleição e deverá ter a sua candidatura confirmada em convenção que deve ocorrer a partir de 31 de agosto.

Sirineu Moleta, natural de Imbituva- PR, 60 anos, tem formação em Filosofia e é o atual Prefeito de Tabaporã – MT.
Fez prefácio do livro do professor Lino Castellani Filho, Ex-Secretário do Ministério do Esporte com Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade de Campinas SP; no ano de 2007
Veio para Tabaporã em 2009, para assumir a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e esteve a frente da Pasta até 2012.
Antes de vir para Tabaporã, foi Secretário Municipal de Educação e Cultura Esporte e Lazer de Santa Carmem – MT entre 2000 e 2008.
Entre 2013 e 2016, Sirineu Moleta foi Vice-prefeito de Tabaporã – MT e em 2017 assumiu como Prefeito de Tabaporã – MT.

Sirineu Moleta também atuou como:

Presidente da UNDIME-MT (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso), por três mandatos consecutivos (2007 a 2012);
Vice-Presidente da UNDIME – NACIONAL (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Brasil) no ano
Membro do Conselho de Representante na Unimed Nacional; 2007 e 2008
Membro da Comissão da Educação no Campo no Estado de Mato Grosso; nos de 2007 e 2008.

Além da Confirmação de candidatura à reeleição de Sirineu Moleta, o município de Tabaporã-MT (690 km de Cuiabá – Capital do estado) deverá ter no páreo o ex prefeito de Tabaporã Percival Cardoso Nóbrega que governou o município por 06 anos, sendo dois anos em virtude da morte do Ex Prefeito Edson Rosso (PT) o qual Percival Cardoso (PPS na época atualmente PSB)  era vice dele.

Após o término destes 02 anos herdados de Edson Rosso, Percival elegeu-se prefeito tendo como seu vice o atual prefeito Sirineu Moleta, sendo que nas Eleições 2020 ambos devem se enfrentar nas urnas, porém o Ex prefeito Percival Cardoso Nóbrega corre contra o tempo, pois o mesmo possui 07 processos de acordo com pesquisa junto ao site do TJMT, sendo que 01 dos processos de acordo com informações veiculadas na imprensa foi julgado  e gerou cassação direitos políticos por  03 anos.

acesse link e veja a notícia: https://www.sonoticias.com.br/politica/nortao-ex-prefeito-que-doou-calcario-para-irmao-e-condenado-e-tem-direitos-politicos-suspensos/

Ainda consta contra Percival Cardoso no site do TJMT um Processo sob Código: 168965,   Número/Ano: 168965 / 2014 o qual foi instaurado INQUERITO POLICIAL – Prefeito do Município de Tabaporã e Secretário Municipal de Obras da época por utilização indevida de pedras britas de propriedade da Prefeitura para construção de calçada em sua residência – Anuência do Chefe do executivo – Acusação de prática de crime de peculato, descrito no art. 312 do Código Penal.

Se Percival Cardoso conseguir reverter as implicações jurídicas que o impedem de ter candidatura deferida pela justiça eleitoral o páreo deve ser duro pela disputa do poder executivo. Uma situação é desfavorável a Percival porque se o mesmo concorrer com a chapa indeferida e em caso de eleição e a justiça eleitoral decidir convocar eleições suplementares no município, o mesmo terá que arcar com os custos do processo eleitoral.

Além de Sirineu Moleta e Percival Cardoso, Tabaporã deve contar também com Eterno Candidato a Prefeito de Tabaporã o ex madeireiro e dono Loteamento Jardim Campineiro Antonio Sérgio da Silva  que pleiteou nas últimas eleições a prefeitura pelo PMN e atualmente será candidato pelo PODEMOS do Senador Alvaro Dias.

O PSL ex partido do Presidente Jair Messias Bolsonaro que declarou hoje a imprensa que não irá envolver nos pleitos municipais, deverá ter candidato próprio que segundo articulações pode ser o Empresário do Ramo Madeireiro Claudio Biato, tendo como possível vice uma empresária do ramo comercial de Tabaporã.

O município de Tabaporã teoricamente terá 04 candidatos à prefeito, podendo este cenário evoluir para uma quinta candidatura como nas últimas eleições ou afunilar para 03 candidaturas se o PSL resolver aliar-se a um dos grupos políticos já existentes, ou Percival Cardoso resolver sair do páreo e apoiar algum dos candidatos.

 

da redação de O Melhor da Notícia

 


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*