Cidade de Mato Grosso registrou 7ºC durante passagem de frente fria

Cidade de Mato Grosso registrou 7ºC durante passagem de frente fria

reprodução/ilustração

A passagem da primeira frente fria do inverno de 2018 derrubou a temperatura e trouxe muito frio para a cidade de Comodoro (597 quilômetros de Cuiabá). Segundo a Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 07 horas da manhã da última quarta-feira (11) foi registrada a mínima de 7.1ºC.

Os dados, disponibilizados pelo Inmet, mostram que a chegada da noite começou a derrubar a temperatura, que só parou ao atingir a marca de 7.1ºC. Só a partir das 08 horas da manhã é que os termômetros voltaram a subir. Na madrugada desta quinta-feira (12), a mínima registrada foi de 10.2ºC.

Esta é considerada uma temperatura muito baixa e muito pouco comum para esta região de Mato Grosso.

A madrugada de quarta-feira também se tornou a mais fria do ano em Cuiabá. O 9º Distrito de Meteorologia de Cuiabá registrou a temperatura de 11ºC. Até então, a menor tinha sido de 11.4ºC, no dia 21 de maio deste ano. “As manhãs ainda devem continuar frias até sexta-feira ou sábado. Durante o dia o sol aparece e isso deve elevar as máximas”, explicou Marina Padilha, chefe do 9º Distrito.

Conforme o CPTEC, no sábado (07), um cavado (circulação dos ventos no sentido horário entre 10 e 5000 metros de altura) avançou e cruzou a Cordilheira dos Andes, favorecendo a formação de uma onda frontal. Com a atuação deste frente fria a nebulosidade deverá aumentar em vários pontos e a chuva deverá chegar para alguns setores.

As mínimas devem continuar abaixo dos 20ºC em Cuiabá até o próximo sábado. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a sexta-feira deve começar com mínima de 16ºC. Já no sábado, a expectativa é de mínima de 18ºC. Durante a tarde, as máximas devem ultrapassar os 30ºC.

fonte: olhar direto


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*