“Cidade dos Reis” sedia Parapan pela primeira vez

Juegos Parapanamericanos se iniciaron con intensos partidos de Para Tenis de Mesa

Juegos Parapanamericanos se iniciaron con intensos partidos de Para Tenis de Mesa

GERMAN FALCON   

Lima será a capital dos Jogos Parapan-Americanos a partir desta sexta

Por Fábio Lisboa* – Repórter da TV Brasil  São Paulo

Os Jogos Parapan-Americanos de 2019 começam hoje (23) em Lima, no Peru. A capital, fundada em 18 de janeiro de 1535, foi denominada inicialmente “Cidade dos Reis”. Lima tem mais de 9 milhões de habitantes, que representam 30% da população peruana, e é a quinta cidade mais populosa da América Latina e do Caribe. Os jogos vão até 1º de setembro.

Vocação turística

Uma das explicações para o crescimento populacional de Lima pode estar na vocação turística da cidade. Localizada no litoral do Oceano Pacífico, a capital tem um centro histórico muito rico culturalmente, reunindo monumentos com influência da antiga civilização inca e dos espanhóis (que começaram a ocupar a região no século XVI). Também se destacam o distrito turístico de Miraflores, que conta com ótimos restaurantes, lojas e casas de espetáculos, e o bairro boêmio de Barranco, com suas casas noturnas, cafés e museus.

Além disso, Lima é o principal ponto de partida dos voos para a região de Cusco, onde fica Machu Picchu, a lendária cidade Inca construída no século XV, que fica no alto da Cordilheira dos Andes e é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Equipamentos esportivos

O comitê organizador local dos jogos dividiu as competições em quatro regiões. A primeira é a Vila Esportiva Regional de Callao, que receberá o goalball no Coliseu Miguel Grau. O vôlei sentado e o parataekwondo serão no Centro Poliesportivo de Callao.

A Vila Esportiva Nacional (Videna) é a segunda região, com as disputas de atletismo, no Estádio de Atletismo, da natação, no Centro Aquático, do ciclismo de pista, no Velódromo, e do basquete em cadeira de rodas, do judô, do halterofilismo, do parabadminton e do tênis de mesa, em diferentes centros esportivos.

A terceira região reúne o Complexo Esportivo Villa Maria do Triunfo, com as disputas do futebol de 5 e do futebol de 7, e a Base Aérea de Las Palmas, com o tiro esportivo.

Outra região de competições inclui o Centro Poliesportivo Villa El Salvador, que terá as disputas da bocha e do rugby em cadeira de rodas, e o Lawn Tênis Clube, com o tênis em cadeira de rodas.

Brasil

A sexta edição dos Jogos Parapan-americanos reunirá 1.890 atletas de 33 países. Eles estarão envolvidos em disputas de 17 modalidades.

Nesse universo de países participantes, o Brasil ocupa lugar especial. Nas três últimas edições do evento a delegação brasileira garantiu a liderança no quadro geral de medalhas.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos de 2019 é manter o protagonismo, obtendo novamente a liderança na classificação geral.

Veja matéria na TV Brasil

fonte: Agencia Brasil


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*