DNIT/MT apresenta anteprojeto do contorno norte de Cuiabá e Várzea Grande

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (SR-DNIT/MT) apresentou, nesta segunda-feira (16.07), à prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, o anteprojeto do contorno norte (rodoanel) de Cuiabá e Várzea Grande, que já foi aceito pelo órgão.

A obra é objeto de convênio celebrado entre o DNIT e a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SINFRA/MT) do Governo do Estado, que com a aprovação do anteprojeto, avança para a próxima etapa, que prevê a realização de audiência pública e a licitação do empreendimento.

No anteprojeto elaborado pela SINFRA foram incluídas melhorias em comum acordo entre os técnicos da SINFRA e do DNIT, como a utilização de pavimento em concreto, que tem maior vida útil e economia em manutenção. Além disso, o anteprojeto prevê a construção de quatro viadutos, quatro pontes e uma trincheira.

O Superintendente do DNIT, Orlando Fanaia Machado, e a prefeita de Várzea Grande agradeceram o empenho dos parlamentares da bancada federal de Mato Grosso na viabilização da obra, em especial o senador Wellington Fagundes, que esteve representado pelo assessor parlamentar, José Márcio Guedes. Segundo a prefeita, a obra é fundamental para desafogar o tráfego de caminhões de carga, que ainda transitam pelas ruas de Várzea Grande, criando transtornos.

Após a audiência pública, a obra será licitada em Regime de Contratação Integrada (RDCi), onde a empresa ganhadora é responsável pelo projeto executivo e a execução da obra.

A estimativa de orçamento total da obra é na ordem de R$ 500 milhões, dos quais, R$ 110 milhões já estão disponíveis para início dos trabalhos, assim que o processo licitatório estiver finalizado.