Embrapa oferece curso gratuito voltado para baixa emissão de carbono

OPORTUNIDADE

A capacitação Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono busca alternativas sustentáveis em sistemas agrícolas para enfrentar mudanças climáticas.

Por Canal Rural

Embrapa Milho e Sorgo inicia esta semana o curso online gratuito, Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono, uma oportunidade de capacitação para o período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. O programa está sendo oferecido gratuitamente no ambiente virtual de aprendizagem da Embrapa, desde 12 de maio de 2020, com vagas limitadas e emissão de certificado, de acordo com o cumprimento de determinadas condições.

Os impactos das mudanças climáticas na produtividade agrícola já são uma realidade no cotidiano dos produtores rurais que enfrentam imprevisibilidade e eventos climáticos extremos.

A vulnerabilidade dos sistemas agrícolas, de acordo com alterações de temperatura e os possíveis impactos observados, está diretamente ligada às estratégias de adaptação que deverão ser implementadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Com isso, a busca por sistemas de produção cada vez mais sustentáveis, que reduzem as emissões de carbono e contribuem para um maior equilíbrio climático mundial.

“Este curso traz uma visão geral sobre os impactos do clima na agricultura, as ações governamentais e políticas públicas para enfrentar esses desafios e uma breve abordagem sobre as tecnologias agrícolas que podem ser aplicadas no campo para reduzir as emissões de carbono”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivênio Rubens de Oliveira, coordenador técnico do curso.

O pesquisador acrescenta que ao adotar essas tecnologias e alternativas, o produtor agrega benefícios ambientais a todo agroecossistema e tem acesso às linhas de financiamento bancário para exploração agropecuária. “Essas alternativas possibilitam diversificar os tipos de cultivo e, indiretamente, pode significar melhoria da renda e diminuição dos riscos de frustração das atividades envolvidas nos sistemas de produção. Mas antes de adotar essas práticas, é preciso saber por que usá-las”, comenta Ivênio.

Durante a quarentena, a Embrapa Milho e Sorgo já ofereceu os cursos online gratuitos de “Recuperação de Pastagens Degradadas” e “IrrigaWeb”. Outros temas com inscrições abertas são “Avaliação Econômica de Sistemas Agropecuários” e “Sistema de Plantio Direto”.

“Recebemos mais de 25 mil inscrições nos quatro cursos ofertados até o momento e em breve abriremos novas turmas diante da alta demanda dos nossos cursos”, informa a coordenadora administrativa da Embrapa Milho e Sorgo, Myriam Maia Nobre.

O curso é destinado a estudantes, produtores, técnicos e demais profissionais atuantes no setor agropecuário, e terá 10 horas-aula. O aluno terá 30 dias para concluir o treinamento a partir da data de inscrição.

Para se inscrever no curso, basta acessar o link e preencher os dados solicitados na aba de inscrição.


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*