Mulheres sauditas serão notificadas sobre divórcio por mensagem de texto

Medida tem como objetivo acabar com divórcio secreto, prática unilateral em que homens se separam sem informar suas esposas

POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

As mulheres na Arábia Saudita serão informadas por mensagem de texto do eventual fim de seus casamentos, após uma nova lei que tem como objetivo acabar com o divórcio secreto, uma prática unilateral em que homens se separam sem informar suas esposas.

A nova medida foi aprovada pelo Ministério da Justiça do país no domingo (06/12), segundo reportagem da Time.

“As mulheres serão notificadas de qualquer mudança em seu estado civil por meio de mensagem de texto”, disse o ministério da Justiça, em um comunicado veiculado no canal estatal de notícias Al-Ekhbariya.

As mulheres poderão acessar “documentos relacionados ao término de seus contratos de casamento” no site do ministério.

Antes da nova lei, os homens sauditas podiam pedir um divórcio unilateralmente sem contar a suas esposas, e as mulheres não precisavam comparecer ao tribunal para que os divórcios fossem realizados.

A consultora Suad Abu-Dayyeh, da ONG de direitos humanos Equality Now, chamou a nova medida de “um passo na direção correta”.

“Na maioria dos países árabes, os homens podem unilateralmente se divorciar de suas esposas”, disse ela à Thomson Reuters Foundation. “Agora, pelo menos, as mulheres saberão se estão divorciadas ou não.”

Recentemente, proibições antigas envolvendo mulheres, como dirigir e entrar em estádios esportivos, foram suspensas. O governo saudita, no entanto, ainda é bem criticado pela repressão de ativistas e defensores da igualdade de gênero.

Em novembro de 2018, a Anistia Internacional acusou o país de torturar e assediar sexualmente várias ativistas, algumas detidas em maio enquanto protestavam contra a proibição de dirigir, quando ela ainda existia.


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*