Servidor público é atacado por abelhas em Mato Grosso durante limpeza de terreno na zona urbana

Incidente ocorreu em Nova Ubiratã, a 506 km da capital, na terça-feira (19). Nelson Bittencourt foi socorrido, medicado e ficou 2 horas em observação, até ser liberado.

Trator que Nelson utilizava na hora do ataque (Foto: Michel Ferreira/Assessoria)

Trator que Nelson utilizava na hora do ataque (Foto: Michel Ferreira/Assessoria)

O servidor público, Nelson Bittencourt foi atacado por abelhas, na terça-feira (19), em Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, enquanto trabalhava na limpeza de um terreno destinado a um loteamento habitacional. Ele foi socorrido, medicado e já retomou as atividades.

Segundo relato de Nelson, quando o ataque ocorreu, ele já teria limpado cerca de 90% do terreno e quando se aproximou de uma área de pasto, ao lado de um sítio, as abelhas apareceram.

Na tentativa de escapar dos insetos, ele rapidamente recolheu a grade anexa ao trator que estava utilizando para gradear o terreno. Assim, o veículo teria mais velocidade.

Assim que chegou a uma área mais afastada, ele desceu do trator e correu.

Área que o servidor limpava quando as abelhas o atacaram (Foto: Michel Ferreira/Assessoria)

Área que o servidor limpava quando as abelhas o atacaram (Foto: Michel Ferreira/Assessoria)

Por sorte, encontrou o secretário de indústria e comércio do município, que visitava a mãe dele próximo ao local. O secretário socorreu o servidor e levou para o hospital, onde ele foi medicado e ficou em observação por 2 horas, até ser liberado.

Segundo os médicos, por ter sido socorrido rapidamente e, por não ser alérgico, Nelson não correu riscos maiores.

Ao G1, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o servidor já retornou ao trabalhou e contou que foram mais de 60 picadas.

Segundo informações dos técnicos da secretaria municipal de Agricultura, as abelhas que atacaram Nelson poderia estar em processo migratório, passando pela zona urbana.

O biólogo Wender Portes explica que abelhas de espécies africanas são as mais violentas e que, vários fatores podem ter contribuído para o ataque, mas, principalmente, o fato dos insetos se sentirem ameaçados.

Outro fator que deve ser considerado, é que uma das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar no município, é a apicultura. E, as abelhas que atacaram o servidor, podem ter sido abelhas “fujonas”, que não se adaptaram aos apiários e buscaram outra colônia.


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*