TRE já registra 384 denúncias contra candidatos e partidos

A maioria das denúncias registradas na ferramenta Pardal é de propaganda eleitoral, seguida de outras infrações e uso da máquina pública.

Disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o aplicativo Pardal já recebeu 384 denúncias de crimes eleitorais cometidos contra candidatos, partidos e coligações. Os dados foram contabilizados no fim da última semana.

Do valor total, cerca de 65% é referente às reclamações de propaganda, seguido de outras infrações com 44 e uso da máquina pública com 42. Queixas sobre crimes eleitorais, compra de voto, doações e gastos tiveram poucos registros com 34, 12 e 4, respectivamente.

Cuiabá foi a cidade em que os eleitores mais registrou denúncias. Segundo dados do Pardal, foram inscritos no sistema 144. Seguido de Poconé com 31, Sorriso com 28, Mirassol D’Oeste com 22 e Primavera do Leste com 16.

A ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais. No Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações, como as relativas às propagandas, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.

Além das denúncias feitas por meio do aplicativo, há uma página na web para o envio e acompanhamento das denúncias. A ferramenta passou por uma atualização, neste ano, que possibilitou ao eleitor denunciar os partidos e coligações.

fonte: reportermt


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*