Ao menos dois municípios de Mato Grosso receberam vacina vencida

DEU NO METRÓPOLES

Água Boa e Primavera do Leste aparecem entre cidades onde houve aplicação

Michel Alvim/Secom-MT

Em fevereiro, MT recebeu 21 mil doses do imunizante

Ao menos dois municípios de Mato Grosso receberam frascos com doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19, com prazo de validade vencido.

Os imunizantes foram aplicados em Água Boa (a 740 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (a 235km de Cuiabá).

Isso é o que aponta o levantamento do site Metrópoles, em reportagem divulgada neste fim de semana (veja reportagem na íntegra AQUI).

A reportagem explicou que cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.

Segundo o Metrópoles, o problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca: 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.

Segundo a bula da vacina no site da Anvisa, a validade do imunizante é de seis meses a partir da data de fabricação, e o produto não deve ser usado após o prazo previsto. “Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial.

Validade 

De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120Z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. Segundo o Metrópoles, a maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas se refere a esse lote.

Neste período, Mato Grosso recebeu 21 mil doses do imunizante para vacinar o grupo de pessoas de 80 a 89 anos.

“Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 – com 108 casos em cinco estados – e 4120Z005 – 277 casos em 17 unidades da federação – foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente”, diz trecho da reportagem.

De acordo com a bula da vacina no site da Anvisa, a dose tem validade de seis meses e não deve ser aplicada após este prazo.

“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial.

 

fonte: midianews


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*