Chuvas devem retornar para boa parte das lavouras de Norte a Sul do Brasil

Umidade será mais eficiente para as lavouras de algodão e cana-de-açúcar e pode estancar algumas perdas no milho segunda safra

Nesta quinta-feira, 20, o destaque será para mudanças no tempo previstas entre o centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no interior do continente e um corredor de umidade vindo da Amazônia. Juntos, os dois sistemas conseguem causar pancadas de chuva com trovoadas nessas áreas.

“A tendência é esta umidade se espalhar e chegar até mesmo ao Paraná e algumas áreas do Brasil central com até 30 milímetros em alguns pontos isolados”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Segundo ele, o algodão de Mato Grosso e a cana-de-açúcar de parte do Brasil central e do Sudeste é que devem se beneficiar mais com o retorno da umidade.

“Para algumas lavouras de milho segunda safra, esta chuva chega tarde demais. No Paraná, as lavouras com boa qualidade caíram de 25% para 23% por conta da estiagem”, diz Celso. A umidade pode estancar as perdas, mas não reverte o quadro de déficit hídrico acumulado desde o último verão

Também deve chover em forma de pancadas entre as regiões Norte e Nordeste do país, devido a instabilidades tropicais. A chuva será bastante volumosa entre o Amapá e o Amazonas, nas demais áreas do Norte e entre o Maranhão e o Ceará o dia será de sol com pancadas de chuva.

No litoral leste nordestino a chuva ocorre de forma rápida e pontual. O tempo firme e seco segue sobre parte do Centro-Oeste, Sudeste, todo o estado da Bahia, Paraná e Rondônia, centro-sul de Tocantins e interior nordestino. Nessas áreas a umidade relativa do ar cai significativamente nas horas mais quentes do dia e pode atingir níveis críticos.

Ainda faz frio nas próximas 24 horas, com termômetros na casa de 1°C em General Carneiro, com possibilidade de gear. Assim como deve ocorrer na serra catarinense, durante a madrugada e início de manhã.

A partir de sexta-feira, 21, a chuva se espalha por praticamente toda a região Sul e sul do Mato Grosso do Sul, acompanhada por trovoadas e ventos moderados. Atenção para acumulados de chuva elevados na faixa centro-norte do Rio Grande do Sul, e sul de Santa Catarina, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e as temperaturas mal ultrapassam os 20°C durante a tarde. No final de semana, há previsão para o retorno da chuva para todo o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, persistindo sobre os três estados do Sul.

Por Pryscilla Paiva, de São Paulo (SP) - Canal Rural


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*