Dia do Agricultor: Mato Grosso irá investir mais de R$ 4 bilhões no setor até 2022

COMEMORAÇÃO

De acordo com o governo, a aplicação dos recursos se dará de diversas formas, incluindo a entrega de máquinas e equipamentos para os 79 municípios

Por Canal Rural
plano safra Agricultor agricultura familiar lavoura fazenda produtor recuperação judicial produtor pessoa física

Foto: Ministério da Agricultura

O dia 28 de julho reforça o papel das pessoas que vivem e trabalham na agricultura. Criado em 1960, em razão do centenário do Ministério da Agricultura, o Dia do Agricultor valoriza os agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Muito além de colocar alimento na mesa das famílias, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos consumidos no dia a dia, a exemplo de roupas, móveis, e do cafezinho de toda manhã.

Em Mato Grosso do Sul,  o Governo do Estado tem investido para fortalecer o setor agrícola. Somente para o ciclo de 2020/2022 a expectativa de investimento gira em torno de R$ 4,2 bilhões. A aplicação dos recursos se dá de diversas formas, incluindo a entrega de máquinas e equipamentos para os 79 municípios. 

A entrega de patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas auxilia na modernização do setor e contribuem para o bom desempenho da produção.

A assistência técnica disponibilizada aos agricultores do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) também tem sido fundamental para famílias que vivem da produção no campo. 

Junto a esposa Elaine Aparecida Fonseca e duas filhas, o agricultor Gedimar Martinez de Aragão, cultiva banana, queijo, quiabo, jiló, pimentão, abobrinha e tomates, numa área de 5 hectares no lote 36 do Assentamento Conquista, a 30 quilômetros de Campo Grande. 

Mesmo tendo perdido a produção de fora das estufas para a geada, ele conta que a família segue unida e já refazendo o trabalho que conta com suporte técnico do Estado. “Onde cheguei até hoje, tudo que conquistei é com orientação da Agraer. A gente precisa de desse acompanhamento, e eles são meu braço direito”, afirma.

Na agricultura familiar vale destacar que cerca de 120 hortas são assistidas pela agência em todo Estado. De acordo com Fernando Nascimento, diretor executivo da Agraer, através do Programa PRO Fertiliza, Mato Grosso do Sul transportou, nos últimos 10 meses, 1.800 toneladas de calcário, para a agricultura familiar, em 6 municípios do Estado.


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*