Janaína diz que meninas usam miolo de pão na vagina e quer distribuição de absorventes em escolas

Projeto foi apresentado pelo então deputado Silvio Favero (in memoriam) e deve ser votado esta semana na Assembleia Legislativa.

Janaína Riva “pede” ao governador a sanção do projeto

Esta semana, os deputados estaduais devem realizar a segunda votação do Projeto de Lei nº 981/2020 de autoria do deputado Silvio Favero (In Memoriam), de coautoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que prevê a implantação do programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso.

A pobreza menstrual foi tema de reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, na noite desse domingo (02).

“O deputado Silvio Fávero apresentou o projeto pela primeira vez em 2019. Aprovamos na Assembleia, mas o governador vetou e na época não conseguimos derrubar o veto. Antes de falecer, o Silvio reapresentou o projeto com algumas modificações e com a minha coautoria. Vou pedir para que seja colocado na pauta para votação ainda esta semana”, diz.

A deputada apelou ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virgínia sobre a importância da causa.  Ela argumentou que muitas meninas colocam miolo de pão na vagina, usam fraldas de pano ou simplesmente deixam de ir à escola por vergonha e medo de vazamentos por não terem dinheiro para comprar absorventes.

Segundo a parlamentar, o fornecimento de absorventes para as estudantes é uma questão de saúde pública, já que irá prevenir doenças. Além da evasão escolar.

 

Fonte: ReportermT


Comentários

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*